Instituto de Focalização e Alquimia Interior

Focalização do Relacionamento Interior

Focalização do Relacionamento Interior

A Focalização do Relacionamento Interior (FRI) é um processo para a cura emocional e para propiciar o acesso à energia de vida-adiante. Foi desenvolvida por Ann Weiser Cornell e Barbara McGavin a partir principalmente de suas próprias experiências práticas: tendo como base o trabalho de Focalização de Eugene Gendlin; e tendo também algumas influências de vários outros métodos (Cornell and McGavin, 2002). Acima de tudo, a prática da FRI vem sendo desenvolvida há mais de 18 anos a partir do trabalho intensivo com clientes que estavam engajados com questões difíceis tais como bloqueios de ação, vícios (principalmente desordens alimentares), estados ansiosos e deprimidos, e experiências de baixo autovalor. Além desses tipos de questões, a FRI tem sido desenvolvida no trabalho com pessoas que desejavam tomar decisões que fossem apropriadas para elas e se sentir mais confiantes em relação ao seu próprio senso do que seria o certo em relação a seus próximos passos de vida-adiante. Apesar de sua aplicação a questões difíceis da vida, a FRI não é um método voltado para áreas problemáticas específicas, mas é adaptável a quaisquer questões que o cliente tenha: inclusive questões de relacionamento e até mesmo de sofrimento causado por dores e sintomas físicos.

Assim como o método da Focalização, do qual ela emergiu, a FRI pode ser ensinada para as pessoas como uma habilidade de autocrescimento, e pode ser feita em pares em um formato de ‘counseling entre colegas’. Em vários lugares do mundo têm surgido redes de contatos entre pessoas que fazem FRI entre si, em ‘parcerias de Focalização’; e como o processo pode ser feito por telefone, os parceiros não precisam estar na mesma localização física para trabalharem uns com os outros. Profissionalmente, a FRI pode ser usada por terapeutas, counselors, e outros profissionais da saúde em conjunto com outras modalidades, e ela também pode ser feita como uma prática em si mesma realizada por um ‘Guia de Focalização do Relacionamento Interior’. 

Cecília e Terê apaixonaram-se pela técnica de Focalização do Relacionamento Interior de tal forma que buscaram a formação profissional internacional.  Assim elas são as primeiras brasileiras a se formarem como Trainer de FRI diretamente com Ann Weiser Cornell e hoje são habilitadas a ensinar os 4 módulos iniciais de sua formação.

Sobre Ann Weiser Cornell

Ann Weiser Cornell fazia seu doutorado em linguística na Universidade de Chicago quando ela conheceu e foi estudar com Eugene Gendlin, o originador da Focalização, que começou em 1972. Aprender Focalização com ele levou a um processo de descoberta e desenvolvimento pessoal que tem durado toda uma vida.

Em 1980, Eugene Gendlin convidou Ann para ser sua assistente em seus workshops de Focalização. Isso fez com que ela iniciasse uma trajetória para se tornar professora de Focalização e, em 1990, Ann se tornou a primeira pessoa a se sustentar em tempo integral como professora de Focalização.

Hoje em dia Ann é reconhecida internacionalmente como uma inovadora e teórica pioneira da Focalização. Ela já lecionou Focalização em vinte países, e seus livros e manuais sobre Focalização já foram traduzidos para onze línguas (tcheco, dari, holandês, francês, alemão, hebraico, italiano, japonês, coreano, polonês, e espanhol).

Ann é bastante conhecida no mundo da Focalização por sua atenção ao uso de uma linguagem que facilite o processo de Focalização, por seus populares manuais e por sua criação, em conjunto com Barbara McGavin, de Os Mapas de Tesouro para a Alma: um corpo de trabalho que aplica a Focalização a áreas difíceis tais como vícios, depressão, bloqueios de ação, autocrítica e desejos não realizados. Ela é autora de dois livros sobre Focalização: seu bestseller The Power of Focusing (O Poder da Focalização e The Radical Acceptance of Everything (A Aceitação Radical de Tudo). O mais recente livro de Ann sobre terapia com uma orientação de Focalização é Focusing in Clinical Practice: The Essence of Change (A Focalização na Prática Clínica: A Essência da Mudança). Ann é autorizada pelo Focusing Institute de New York a oferecer a certificação de Instrutor(a) de Focalização pelo Instituto.
A primeira viagem de Ann ao Brasil foi em 1989, para participar de uma conferência da Associação Centrada na Pessoa, lá ela apresentou um workshop de Focalização, o qual plantou as sementes da Focalização na América do Sul. Ann voltou ao Brasil para lecionar Focalização em 2014, conduzindo um workshop intensivo de Focalização, nesse workshop ela conheceu Terê Passarella e Cecília Lauriano. Ann retornou mais quatro vezes ao Brasil para lecionar duas vezes em 2015 e duas em 2016.

Descubra o segredo da transformação pessoal, sua e de seus clientes